Embora o Yoga não seja uma solução definitiva para o zumbido no ouvido, a prática pode ser parte importante do tratamento. Ao abordar não apenas os sintomas físicos, mas também os aspectos emocionais e psicológicos, o Yoga oferece uma abordagem ampla para promover o bem-estar dos pacientes com zumbido.
No ocidente, o Yoga é muito mais conhecido pelos Asanas ‒ as posturas com o corpo ‒ do que pela meditação, embora não exista Yoga sem meditação! Para o Yoga, mente e corpo são inseparavelmente conectados e, mesmo durante as posturas, a mente deve se manter concentrada, ou seja, próxima ao estado de meditação.
Mesmo partindo de princípios diferentes do Yoga, a medicina também entende que alguns sintomas ‒ como o zumbido no ouvido ‒ podem comprometer não só aspectos físicos, mas também mentais e emocionais dos portadores.
Justamente por isso, pacientes que apresentam zumbido podem receber indicação médica para atividades que incluam a meditação, como o Yoga, com objetivo de complementar o tratamento e ajudar a lidar melhor com os aspectos emocionais desse sintoma.
Se você sofre com o zumbido ou conhece alguém que está precisando de ajuda por causa dele, este artigo é para você. Vem comigo para entender melhor como o Yoga pode beneficiar todos aqueles que sofrem com esse sintoma!
Yoga melhora o zumbido no ouvido?
Mesmo quem não convive com o zumbido em si mesmo, pode imaginar como este é um sintoma potencialmente angustiante, muitas vezes permeado pela ansiedade e uma tensão emocional decorrentes da falta de controle sobre o ruído.
É aqui que o Yoga entra em cena: além dos Asanas, a respiração (Pranayama) e a meditação (Pratyahara, Dharana, Dhyana) ajudam a criar e manter uma consciência focada no presente, favorecendo que os pacientes aprendam a observar o zumbido com uma atitude mais serena, diminuindo a importância desse sintoma no cotidiano, para que o cérebro tenha tempo de se habituar ao som e gere menos respostas de ansiedade e angústia.
Nosso cérebro tem uma propriedade de “plasticidade”, o que significa que a sua estrutura se altera, não é fixa, e pode se adaptar e moldar até o processamento das informações dos sentidos, como a audição.
Entenda, porém, que embora o Yoga contribua para o tratamento do zumbido, ele não substitui o diagnóstico e a orientação de um médico especialista, ok? Não deixe de consultar um otorrinolaringologista ou, preferencialmente, um otoneurologista, que é o otorrino especializado em zumbido no ouvido.
O que é zumbido no ouvido?
O que acontece com a pessoa com zumbido é que ela ouve um som, muitas vezes descrito como um zum-zum, mas também como apito, chiado, rugido ou outros ruídos, mesmo quando não há nenhum som presente no ambiente ao redor.
Algumas pessoas experimentam o zumbido apenas em um ouvido, enquanto outras o percebem em ambos, de forma contínua ou intermitente.
O zumbido no ouvido pode ser temporário ou crônico e ter origens variadas, incluindo, além das causas mencionadas, também:
- exposição a ruídos altos;
- envelhecimento;
- trauma acústico;
- DTM (disfunção temporomandibular)
- infecções no ouvido;
- distúrbios metabólicos;
- distúrbios neurológicos;
- certos medicamentos.
Por ser um sintoma muito incômodo e intrusivo, o zumbido costuma ter um impacto significativo na qualidade de vida, afetando o sono, a concentração, o humor e a saúde mental das pessoas afetadas.
- Conheça: Respiração para ansiedade: entenda como funciona e 5 técnicas para obter alívio rapidamente
Qual o melhor tipo de Yoga ou Asana para zumbido no ouvido?
Na realidade, não há uma resposta única ou uma postura específica que funcione para todos os casos de zumbido ‒ afinal, nunca é demais repetir, o zumbido tem muitas causas e se manifesta de formas bem variadas, tornando cada caso único.
Em vez disso, vamos pensar que diferentes abordagens dentro do Yoga podem contribuir de maneiras diversas para o manejo do zumbido. E, como sempre, a escolha do melhor tipo precisa levar em consideração não só o zumbido, mas também as preferências, limites e disponibilidade individuais de cada um.
O Yoga oferece uma ampla variedade de estilos e práticas, desde formas suaves e restaurativas até estilos mais dinâmicos e desafiadores. Cada uma dessas abordagens pode influenciar o corpo, a mente e as emoções de maneiras únicas, e é essa diversidade que permite que as pessoas encontrem o que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.
Por exemplo, para alguém que busca melhorar a capacidade mental e emocional de lidar com o zumbido, estilos que dão mais espaço para o aprimoramento do foco e da respiração podem ser benéficos.
Outro exemplo são os casos em que o zumbido é derivado de acúmulo de tensões musculares, para os quais, além da meditação, pode ser interessante praticar um Yoga mais dinâmico, que possa energizar o corpo e aliviar essas tensões.
- Leia também: Yoga para ansiedade: entenda como a prática traz benefícios e aprenda técnicas específicas para aliviar o estresse
Yoga pode curar zumbido no ouvido?
Algumas posturas específicas, técnicas de respiração e práticas de meditação podem ajudar a reduzir a tensão muscular e o estresse associado ao zumbido de origem muscular, proporcionando maior controle da musculatura e alívio da ansiedade, melhorando a qualidade de vida.
Contudo, embora o Yoga ofereça essa gama de benefícios, é importante esclarecer que o zumbido no ouvido é uma condição complexa, muitas vezes resultante de uma variedade de fatores, que podem ou não ter cura.
Por isso, ressalto que o Yoga pode oferecer alívio e ajudar a gerenciar melhor alguns aspectos associados ao zumbido, mas ele não é uma solução definitiva.
A prática do Yoga pode ser uma parte valiosa do arsenal terapêutico para lidar com o zumbido, mas não deve substituir a avaliação e intervenção profissional de um especialista: o diagnóstico e o tratamento do zumbido devem sempre ser conduzidos por um profissional de saúde qualificado, que identificará a causa subjacente e determinará o plano de tratamento mais adequado para cada paciente!
Quer saber tudo sobre zumbido no ouvido? Então confira o artigo completo sobre o assunto da Dra. Nathália Prudencio!
Sobre Claudia Faria
Claudia Faria é fundadora do método Yoga Adventure. Pratica Yoga desde os 14 anos, idade em que decidiu se tornar professora, e, aos 19, formou-se na primeira universidade de Yoga do país, Belas Artes e FAINC. Já ministrou cursos, palestras e workshops no Brasil, Estados Unidos, Europa e Argentina, e hoje atua como CEO do Grupo YA. É também escaladora e formada em Medicina Veterinária.