Fazer Yoga em dupla é possível e pode trazer diversos benefícios para os praticantes. Embora seja considerada uma jornada individual, a prática acompanhada reforça a conexão e também favorece a comunicação e o autoconhecimento. É, portanto, uma forma de evoluir ao lado de outra pessoa.
A prática do Yoga oferece diversos benefícios para a mente e para o corpo. Você já pensou em aproveitar esse momento com mais alguém? Estou aqui para te dizer que fazer Yoga em dupla pode trazer uma dose extra de conexão e descontração!
Assim, se você busca uma forma mais dinâmica, e até mais divertida de praticar, convidar alguém é uma possibilidade. Além disso, você e o seu par podem se apoiar mutuamente, inclusive com mais disciplina.
Então, vem comigo para explorarmos um dos lados mais animados do Yoga. Saiba por que o Yoga em dupla aprimora a sua técnica e aproveite para conhecer seis posturas para você começar!
Pode fazer Yoga em dupla?
Sim! É completamente possível fazer Yoga em dupla. Essa forma de praticar pode ser enriquecedora tanto para iniciantes, quanto para praticantes experientes. O importante é que as duas pessoas compartilhem o interesse pelo método, para poder desfrutar do trabalho em conjunto.
Tipicamente, o Yoga é uma jornada individual. Essa ciência milenar combina posturas físicas (asanas), técnicas respiratórias (pranayamas) e meditação. O intuito é promover o equilíbrio entre a mente e o corpo, assim como elevar o estado de consciência.
Todavia, praticar Yoga não precisa ser apenas você e o seu tapete. Existem adaptações que favorecem as aulas de Yoga em dupla. Melhor dizendo, são poses e exercícios que incentivam os dois praticantes a evoluir juntos.
Embora os casais sejam mais frequentes nas aulas em dupla, isso não é uma regra. Você pode ter momentos saudáveis e descontraídos, igualmente, na companhia de amigos ou familiares. Já pensou em quem vai te acompanhar nessa aventura?
- Para saber mais sobre o universo do Yoga, leia também: Yoga para iniciantes: tudo que você precisa saber para começar!
Quais são os benefícios do Yoga em dupla?
Quando duas pessoas praticam asanas juntas, os resultados são percebidos dentro e fora da aula. Portanto, há diversos benefícios relacionados ao Yoga em dupla e vou explicar para você, a seguir.
Fortalece a comunicação
A comunicação com o seu par durante a prática vai ajudá-los na realização dos movimentos. Vocês devem estar atentos, também, aos sinais além de palavras, como compreender, mutuamente, os seus limites.
Desenvolve a confiança e a conexão
Além da comunicação mais aguçada, vocês precisarão do apoio um do outro na hora de se desafiar nas posturas. Portanto, praticar Yoga em dupla também aumenta a confiança e a conexão.
Promove um treinamento físico mais vigoroso
Já que os pares podem executar os movimentos com mais confiança, o aspecto físico ganha força. Você pode incentivar a sua dupla a ampliar os exercícios, a flexibilidade e o equilíbrio (mas sempre respeitando os limites do outro, ok?).
Reduz o estresse
Por fim, a parte física combinada às técnicas respiratórias diminui o estresse e a ansiedade. Ademais, compartilhar vulnerabilidades e conquistas deixa a rotina mais leve. Por isso, fazer Yoga em dupla pode ser tão descontraído e divertido.
- Quer saber como o Yoga te conduz a uma vida com mais qualidade? Aproveite para ler: 8 principais benefícios do Yoga para a saúde!
Como fazer Yoga em dupla?
Antes de tudo, é importante saber que as posições de Yoga em dupla são ajustes daquelas feitas individualmente. O papel de cada um é oferecer suporte, motivação e, por vezes, até pequenas correções para a sua dupla.
Outra recomendação é começar pelas posturas mais simples. Nem sempre você e a sua companhia estarão no mesmo nível de flexibilidade ou força muscular. Dessa forma, respeitar limites ajuda a evitar lesões.
Agora, para fazer Yoga em dupla, a roupa precisa ser leve. Assim, aposte em tops e leggings que permitam amplitude de movimento, mas que não sejam tão largos. Embora roupas soltas possam ser elegantes, peças muito grandes podem atrapalhar a sua dupla, certo?
No estúdio de Yoga, o acompanhamento direto dos professores facilita a execução das posturas e garante uma prática correta e segura, aumentando a confiança e a consciência corporal da dupla. Todavia, você também pode praticar em parques e até no conforto do seu lar. Para que ambos sintam-se confortáveis, o espaço deve ser agradável e escolhido com cuidado.
- Entenda melhor sobre Yoga em casa: conheça os benefícios e saiba como começar!
6 Posturas de Yoga para fazer em dupla
Chegou o momento de exercitar o foco, o alongamento e a conexão com o seu par. Aventure-se em seis posições do Yoga em dupla para iniciantes e comece a praticar agora mesmo. Vamos lá!
1. Postura de meia lótus (Ardha Padmasana)
Para iniciar a prática e estimular a atenção, sente-se com as pernas cruzadas de frente para a sua dupla, com as mãos dadas. Os dois devem fechar os olhos e realizar, pelo menos, cinco respirações profundas e lentas.
2. Postura do gato e vaca (Marjaryasana/Bidalasana)
Ainda na mesma posição, para alongar a coluna e expandir a caixa torácica, segurem firme nos cotovelos um do outro. Inspire e cresça a coluna em direção ao alto, arqueando ligeiramente as costas. Expire e deixe o queixo ir em direção ao peito, curvando a coluna torácica e inclinando-se um pouco para trás.
3. Alongamento em pé
Agora, você e a sua dupla devem estar de pé e de costas, encostando os calcanhares um no outro. Com as mãos dadas, deixe o corpo reto pesar para frente, enquanto mantém os calcanhares firmes no chão e os ombros para trás.
4. Postura da cadeira de costas (Uttakasana)
Enquanto mantém as costas apoiadas no seu par e os cotovelos entrelaçados, caminhe um passo à frente. Dobrem os joelhos, como se estivessem sentados em uma cadeira. Inspire e expire longamente. Apoiem-se um no outro para retornar à posição inicial e continuar as posturas do Yoga em dupla.
5. Postura da árvore (Vriksasana)
Para fortalecer a musculatura e incentivar a consciência corporal, fiquem de pé, um ao lado do outro. A sola do pé da perna que está na lateral descansa sobre o joelho da perna oposta. O braço na lateral dobra na frente do corpo e encontra a mão do seu par em frente ao tronco. O outro braço permanece esticado para cima, apoiando-se no braço, também esticado, da sua dupla.
6. Postura da criança (Balasana/Matsyasana)
Por fim, sente-se sobre os seus calcanhares e descanse a testa sobre os seus braços cruzados no chão. O seu par deita-se sobre as suas costas, com as pernas e os braços esticados. Essa posição alonga e relaxa, mas certifiquem-se de não ultrapassar o limite da flexibilidade de cada um.
Ao longo do artigo, discutimos como a prática do Yoga a dois é possível e benéfica. Além de desenvolver a comunicação com o seu par, o Yoga em dupla favorece o desenvolvimento físico, a confiança e a descontração.
Então, que tal compartilhar esse artigo com alguém que possa embarcar nessa aventura com você? Explorem juntos os desafios, celebrem as conquistas e aproveitem a jornada rumo à felicidade com o Yoga!
Sobre Claudia Faria
Claudia Faria é fundadora do método Yoga Adventure. Pratica Yoga desde os 14 anos, idade em que decidiu se tornar professora, e, aos 19, formou-se na primeira universidade de Yoga do país, Belas Artes e FAINC. Já ministrou cursos, palestras e workshops no Brasil, Estados Unidos, Europa e Argentina, e hoje atua como CEO do Grupo YA. É também escaladora e formada em Medicina Veterinária.