Asana, ou “assento”, é uma palavra de origem sânscrita. Atualmente, representa todas as posturas do Yoga, inclusive seus movimentos dinâmicos. As principais características de asana no Yoga são a estabilidade e o conforto. Além de proporcionar ganhos físicos, como força e flexibilidade, promove o autoconhecimento e a consciência corporal.
Você busca equilibrar a rotina estressante ou melhorar o seu desempenho esportivo? Então, provavelmente, já pensou no Yoga. Saiba que os asanas, ou posturas do Yoga, têm mais efeitos positivos do que imagina.
Asanas constituem a parte física da prática, a mais visível. Assim, relacionam-se à flexibilidade e à força. No entanto, também funcionam como um caminho para a auto-observação, a percepção e o autoconhecimento.
Neste artigo, convido você a se aventurar em uma das técnicas essenciais do Yoga. Nos tópicos a seguir, explico o que é asana e como praticá-los da forma correta. Além disso, apresento os tipos de asanas no Yoga e seus principais benefícios para o corpo e, também, para a mente. Siga a leitura!
O que é Asana?
A palavra asana, inicialmente, significava o local para sentar ou o posicionamento sentado. O termo sânscrito também pode ser traduzido para o nosso idioma como “assento”. Como você pode observar, remete à única posição utilizada pelos yogins na antiguidade.
Devido à evolução da sociedade e ao sedentarismo, a força e a mobilidade física ganharam mais importância. Dessa forma, os asanas do Yoga, atualmente, representam todo tipo de postura, como posições em pé e movimentos dinâmicos.
Conforme o livro Yoga Sutra, de Patanjali, o asana deve ser estável e confortável (shtira e sukha). Esses aspectos demonstram a nossa condição interior e a experiência do corpo em uma postura.
Em outras palavras, é como se estivéssemos focados em nós mesmos, em um estado de clareza e consciência. Bem como o nosso corpo encontra-se em completo equilíbrio com a mente e vice-versa.
Yoga não é apenas Asana
Embora asanas sejam fundamentais, não são o único elemento do Yoga. Tal equívoco é relativamente comum. Isso acontece porque existe um certo destaque para as técnicas que envolvem o corpo.
Certamente, o objetivo maior do Yoga é a elevação do estado de consciência. A prática é um caminho para a libertação mental. Para isso, a maioria dos estilos de Yoga abrange os asanas, mas também exercícios respiratórios, relaxamento e meditação.
Desse modo, as posturas do Yoga são os componentes iniciais do seu processo. O intuito é preparar o seu corpo para uma postura meditativa sem desconfortos físicos. Como resultado, alcançamos uma mente livre para focar no presente e nos demais recursos do Yoga.
Veja, a seguir, os cuidados na hora de praticar.
Como praticar Asana da forma correta?
Se você é iniciante e tem preocupação com lesões, existem formas de prevenir danos. Antes de tudo, é fundamental que você procure instrutores qualificados e atentos às suas necessidades.
Sendo assim, listei três recomendações sobre como fazer asanas da forma correta.
Sinta-se confortável
Já que o Yoga trabalha a expansão, tanto corporal quanto mental, esteja confortável. Utilize roupas largas ou agradáveis à pele, que favoreçam a liberdade de movimento.
Foco na consciência corporal
A atenção excessiva na complexidade da postura pode prejudicar a sua evolução. Portanto, siga aos poucos, entenda onde está o seu corpo e mantenha o foco na consciência corporal.
Entrando e saindo da postura
Finalmente, terminar uma postura de Yoga com cautela é tão importante quanto iniciá-la. Realize movimentos lentos e saia da posição de modo gradual.
Mas será que asanas no Yoga significam apenas posições muito difíceis?
Quais tipos de Asanas existem?
Conforme livros, escrituras e registros, existem inúmeros tipos de asanas. Para ajudar você a compreendê-los melhor, separei três categorias ou agrupamentos principais.
1. Asanas de cultura
Este tipo de asana, conhecido como postura psicofisiológica, auxilia tanto a mente quanto o corpo. Assim, são realizados antes das posições meditativas.
2. Asanas de meditação
Outro tipo de postura do Yoga. A coluna permanece totalmente reta, enquanto são realizados os exercícios respiratórios (pranayamas).
3. Asanas de relaxamento
Já asanas de relaxamento proporcionam descanso. São as posições deitadas, com foco na respiração, que promovem calmaria e quietude.
Quais são os principais benefícios do Asana?
Os asanas trabalham tanto a dimensão física do corpo, quanto a sutil. Em virtude dessa característica, aprofundamos os nossos sentidos. Por isso, as posturas do Yoga apresentam benefícios psicofísicos.
Primeiramente, as atividades coordenadas com a respiração ativam nossa consciência. Por conseguinte, favorecem o autocontrole. Além disso, melhoram o padrão respiratório, a concentração, a ansiedade e o gerenciamento do estresse.
Em segundo lugar, a prática de asanas recupera a amplitude de movimento e alinha a postura. Como resultado, aliviam as tensões, desenvolvem a flexibilidade, a força muscular e o condicionamento físico.
Por fim, além dos benefícios para corpo e mente, as posturas do Yoga tendem a minimizar a dor crônica. São exemplos, as dores de coluna, as dores de cabeça e desconfortos relacionados a doenças degenerativas.
Mesmo com tantos efeitos positivos, saiba em quais situações os asanas não estão indicados.
- Leia também: Os 8 principais benefícios do Yoga para a saúde!
Para quem Asana é contraindicado?
Como conversamos no início deste artigo, asanas devem ser estáveis e confortáveis. Contudo, algumas condições de saúde podem trazer contraindicações, sejam temporárias ou permanentes.
Pessoas com problemas graves de coluna, úlceras de pressão e hérnias podem não ser aptas para realizar as posturas. Principalmente as posições que envolvem flexões e torções do tronco.
Igualmente, a gravidez em estágio avançado pode ser uma contraindicação. Nesses casos, o profissional da área médica deve ser consultado e acompanhar a prática durante todo o período gestacional.
Neste artigo, você conheceu aspectos importantes sobre asanas, as posturas do Yoga. De tudo o que foi exposto, é oportuno lembrar que a prática vai além de posturas complicadas. Similarmente, conversam com outras técnicas, como a respiração e a meditação.
Para minimizar as chances de lesões, você deve buscar professores qualificados. Ademais, seguir as recomendações sobre como fazer asanas de forma correta também favorece os seus benefícios psicofísicos.
Visto que o propósito é elevar o estado de consciência, os efeitos para o corpo são resultados desse processo. As posturas buscam condicioná-lo para a meditação saudável, livre de incômodos.
Se você gostou das informações do artigo, não deixe de conhecer os três primeiros passos da prática de Yoga para iniciantes.
Sobre Claudia Faria
Claudia Faria é fundadora do método Yoga Adventure. Pratica Yoga desde os 14 anos, idade em que decidiu se tornar professora, e, aos 19, formou-se na primeira universidade de Yoga do país, Belas Artes e FAINC. Já ministrou cursos, palestras e workshops no Brasil, Estados Unidos, Europa e Argentina, e hoje atua como CEO do Grupo YA. É também escaladora e formada em Medicina Veterinária.