Com foco na flexibilidade, no equilíbrio e no fortalecimento, o Yoga na terceira idade oferece benefícios físicos e emocionais, além de ser adaptável para pessoas com diferentes níveis e objetivos. É recomendável, porém, consultar um médico antes de iniciar e sempre praticar com um instrutor qualificado.
Principalmente nas redes sociais, quem busca informações sobre o Yoga se depara constantemente com posturas acrobáticas, que exigem verdadeiros malabarismos com o corpo. Embora belíssimas, essas imagens podem fazer muitas pessoas pensarem que o Yoga não é para eles, especialmente os mais velhos.
Isso, porém, está longe da verdade. Na realidade, as posturas são apenas uma parte do Yoga, que consiste em um conjunto de práticas físicas e meditativas para fortalecer o corpo e a mente.
Além disso, o Yoga é muito versátil e sua prática pode ser adaptada a diferentes condições físicas, inclusive para os mais sedentários e pessoas na terceira idade, incluindo aquelas que nunca praticaram atividade física alguma.
Vem comigo, que neste texto eu explico direitinho como o Yoga pode ser praticado na terceira idade e os benefícios incríveis que essa prática pode trazer para a sua vida!
Pessoas idosas podem praticar Yoga?
Sim! Com certeza! O Yoga pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Entretanto, para responder melhor essa pergunta, é importante entender o que, de fato, é o Yoga.
Considerado uma ciência milenar, o Yoga nasceu na Índia e seu nome vem do sânscrito. Significa algo semelhante à “união”, especialmente por que sua filosofia prática busca a consciência profunda de si.
Seus princípios básicos são:
- Yamas (virtudes);
- Niyamas (comportamentos);
- Asanas (posturas físicas);
- Pranayama (exercícios de respiração);
- Pratyahara (abstração dos sentidos);
- Dharana (foco);
- Dhyana (meditação);
- Samadhi (iluminação).
Embora esses passos tenham nomes e definições próprias, a prática do Yoga é o conjunto simultâneo deles. Por exemplo, ao fazer uma postura (Asana), devemos estar atentos à respiração (Pranayama), o que nos leva aos diversos estágios da meditação (Pratyahara, Dharana etc).
Como você vê, o Yoga atende a todos, inclusive o público da terceira idade, e seus benefícios são diversos.
Quais os benefícios do Yoga para os idosos?
Os benefícios do Yoga são inúmeros, e isso vale para todos os praticantes, especialmente para aqueles que se encontram na terceira idade. O Yoga é, inclusive, uma excelente escolha para sair do sedentarismo.
Por enfatizar o alongamento suave e gradual dos músculos e articulações, o Yoga pode fortalecer a musculatura mais lentamente, o que ajuda os idosos a manterem ou melhorarem a sua flexibilidade, reduzindo o risco de rigidez e perda da amplitude de movimento.
Muitas posturas de Yoga envolvem o uso do peso corporal para fortalecer os músculos, o que também ajuda a prevenir a perda muscular relacionada à idade e a melhorar a estabilidade e o equilíbrio.
Como o Yoga enfatiza a atenção plena e a consciência do corpo, isso pode ajudar os idosos a se tornarem mais conscientes de sua postura, alinhamento e padrões de movimento, reduzindo o risco de quedas e lesões.
Além disso, a prática do Yoga frequentemente inclui técnicas de respiração e descontração, que podem ajudar os idosos a reduzir o estresse, a ansiedade e a melhorar o humor e o bem-estar emocional ‒ bem como melhorar a qualidade do sono, que torna-se mais profundo e reparador.
Além de reduzir o estresse e a ansiedade, o Yoga também oferece aos idosos a oportunidade de socializar e se conectar com outras pessoas, o que é extremamente benéfico para sua saúde mental e emocional.
Quais modalidades do Yoga são mais indicadas para o público da terceira idade?
Na realidade, não existem modalidades específicas de Yoga exclusivamente destinadas ao público da terceira idade, justamente porque o Yoga é uma prática abrangente e inclusiva.
Em vez disso, podemos pensar de que formas o Yoga pode se adaptar às necessidades, preferências e capacidades individuais de cada praticante, inclusive o idoso, escolhendo estilos de Yoga com uma abordagem suave, foco na mobilidade e adaptações para diferentes níveis de habilidade.
O Hatha Yoga é um estilo suave e focado na prática de asanas básicos e em técnicas de respiração e relaxamento. Por isso, é uma excelente opção para idosos que desejam melhorar a flexibilidade, força e equilíbrio, e não pretendem se arriscar em poses muito desafiadoras ou intensas.
Outras modalidades, como o Yoga Restaurativo, enfatizam o relaxamento e o alívio do estresse. São aulas especificamente criadas para melhorar a mobilidade e a amplitude de movimento das articulações, e podem ser praticadas com acessórios, como cadeiras e apoios. É uma solução indicada para idosos com mobilidade limitada ou que têm dificuldade em se levantar e se abaixar no tapete, por exemplo.
No Yoga Adventure, temos aulas aeróbicas que oferecem um treino cardiovascular leve, muito benéfico para a saúde do coração.
Que cuidados o idoso deve tomar ao começar a praticar?
Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, incluindo o Yoga, os idosos devem consultar um médico, especialmente se tiverem condições médicas pré-existentes ou estiverem lidando com lesões recentes.
Por isso mesmo, também é fundamental praticar Yoga sob a orientação de um instrutor qualificado e experiente, que possa fornecer instruções adequadas e adaptações corretas para atender às necessidades individuais dos idosos.
Só não se engane! O Yoga pode ser forte e intenso, por isso, sua prática demanda muita energia. Hidrate-se e alimente-se adequadamente, preferindo alimentos leves e evitando praticar em jejum ou após ter comido muito.
É também interessante notar que o Yoga promove consciência corporal, o que ajuda a compreender melhor os seus próprios limites físicos e emocionais.
Para idosos e não idosos, o Yoga é uma prática que requer paciência e consistência, por isso é importante se motivar e ter disciplina, especialmente no início.
À medida que envelhecemos, nosso corpo pode mudar e apresentar novos desafios. O Yoga é um meio de estar em contato consigo e receber com mais harmonia as diferentes fases da vida.
Gostou do conteúdo? Fique mais! Aproveite que está no blog e saiba agora como sair do sedentarismo com Yoga!
Sobre Claudia Faria
Claudia Faria é fundadora do método Yoga Adventure. Pratica Yoga desde os 14 anos, idade em que decidiu se tornar professora, e, aos 19, formou-se na primeira universidade de Yoga do país, Belas Artes e FAINC. Já ministrou cursos, palestras e workshops no Brasil, Estados Unidos, Europa e Argentina, e hoje atua como CEO do Grupo YA. É também escaladora e formada em Medicina Veterinária.