Sempre existe a primeira vez pra tudo, o primeiro passo, o primeiro beijo, a primeira viagem com os amigos, a primeira aventura e também o primeiro dia no Yoga.
O Yoga é uma filosofia prática que leva ao autoconhecimento, como consequência desenvolve o equilíbrio, tonifica a musculatura e aumenta a flexibilidade.
O Yoga Adventure ensina a respirar corretamente e a partir desse ato vital se ganha controle e equilíbrio mental, emocional e físico.
Para iniciar no Yoga Adventure, você só precisa de uma coisa: vontade/desejo.
Selecionei os três primeiros passos mais importantes da pratica do Yoga para iniciantes a fim de explicar e introduzir você, que almeja iniciar nesta filosofia ancestral que teve origem na Índia por volta de 5.000 anos atrás, criada por um bailarino chamado Shiva.
Primeiro passo: respiração
A base do Yoga Adventure e da vida é a respiração. Na vida, conseguimos sobreviver dias sem alimento, horas sem água, mas apenas segundos sem ar. Portanto, respirar é viver e respirar bem é viver com qualidade.
Vamos começar observando a respiração. Feche os olhos, reconheça a sua respiração, observe por algum tempo a forma como a sua respiração acontece da maneira natural e espontânea sem alterar absolutamente nada. Após a observa-la, vamos reeducá-la.
No Yoga recomenda-se o uso de uma respiração consciente, nasal, profunda, silenciosa, lenta, e continua. Vamos à prática!
Una os lábios e inicie uma respiração apenas pelas narinas (inspiração e expiração). Mesmo que você encontre um pouco de dificuldade, insista, pois logo ficará fácil. Lembre-se que estamos mudando um hábito e isso requer certo esforço. Agora que sua respiração já flui naturalmente pelas narinas, pouse as mãos sobre seu abdômen e associe um movimento junto com o fluxo do ar. Quando o ar entra, o abdômen sai, quando o ar sai, o abdômen entra. Faça esse exercício diariamente até que esse movimento flua espontaneamente.
Segundo passo: concentração
A melhor forma de treinar a concentração é fazer uso de equilíbrio. Existem diversas técnicas de equilíbrio no Yoga Adventure, mas para treinar inicialmente a concentração vamos apenas ficar em pé, com os dois pés unidos ao ponto de se tocarem. Mantenha os braços soltos ao longo do corpo e os olhos fechados.
Lembre-se de usar a respiração que acabou de aprender no primeiro passo da prática. Seu objetivo e manter-se imóvel, eliminando qualquer oscilação que ocorra em seu corpo, reparando sempre que seus olhos devem estar fechados.
Terceiro passo: o despertar da descontração
Descontrair é muito importante para você desenvolver-se nas técnicas do Yoga Adventure. Uma vez incorporado esse mecanismo de descontração, você é capaz de contornar qualquer situação de dificuldade e desafio em toda e qualquer área da sua vida.
Deite-se no solo e encontre uma posição confortável com pés e braços afastados. Feche os olhos e inicie o reconhecimento de todas as partes e estruturas do seu corpo. Toda vez que localizar uma das partes do seu corpo, promova descontração a essa região. Quando tiver feito isso em todo o corpo, observe a sensação de vigor, prazer e satisfação. Essas sensações aperfeiçoam o sentimento chamado bháva, que lhe confere força, poder e energia, tornando você capaz de realizar tudo o que almeja em sua vida.
Essa característica da descontração deve ser aplicada em todas as técnicas do Yoga Adventure, inclusive nas musculares, mas inicialmente a treinamos em uma posição deitada. Sempre que praticar o terceiro passo da pratica, tenha em mente que descontração é diferente que relaxamento, ok?
Quer saber mais? Confira nosso artigo completo sobre Yoga para iniciantes!
Sobre Claudia Faria
Claudia Faria é fundadora do método Yoga Adventure. Pratica Yoga desde os 14 anos, idade em que decidiu se tornar professora, e, aos 19, formou-se na primeira universidade de Yoga do país, Belas Artes e FAINC. Já ministrou cursos, palestras e workshops no Brasil, Estados Unidos, Europa e Argentina, e hoje atua como CEO do Grupo YA. É também escaladora e formada em Medicina Veterinária.