O Yoga para crianças baseia-se em atividades lúdicas, como brincadeiras, músicas e histórias. Desse modo, os princípios dessa ciência milenar são introduzidos no universo infantil para gerar benefícios físicos e mentais para os pequenos, como o equilíbrio e a força muscular, bem como a inteligência emocional.
Um refúgio de tranquilidade e um espaço para o desenvolvimento de seres humanos plenos. Assim é o Yoga para crianças, uma jornada onde a magia do Yoga encontra-se com a pureza e a curiosidade inesgotável dos pequenos.
Embora a prática do Yoga seja bastante comum entre adultos, as crianças também podem colher bons frutos dessa experiência. Quer dizer, a metodologia adapta-se ao público infantil por meio de brincadeiras e suspiros profundos, cheios de diversão.
Quer saber mais sobre o incrível mundo do Yoga infantil? Hoje vou desvendar os benefícios envolvidos na prática para crianças e ensinar cinco posturas divertidas para você começar. Vamos lá?
Criança pode fazer Yoga?
Essa é uma dúvida bem comum e a resposta é sim: os pequenos podem praticar, desde que não exista nenhum impedimento médico. Para isso, são utilizadas metodologias próprias, que tornam as aulas de Yoga para crianças leves e muito divertidas.
A finalidade é que a criança reconheça em si a paz, a autoconfiança e a auto aceitação. Todos esses elementos proporcionam ao mundo infantil alegria e bem-estar durante o desenvolvimento físico, bem como mental.
Assim, é provável que você já tenha visto bebês praticando com um familiar, antes mesmo de dar os primeiros passos. Essa fase é super importante, pois estimula laços afetuosos com a criança e favorece o pós-parto.
Todavia, a partir dos três ou quatro aninhos é quando os exercícios de Yoga para crianças podem ser melhor aproveitados. Dessa forma, o método possui diferentes cuidados e técnicas que respeitam cada idade, certo?
Nessa lógica, se você deseja que o Yoga faça parte da rotina de uma criança, o segredo é não forçá-la a praticar. Tudo deve acontecer de forma natural, despertando o seu interesse e a sua atenção. Até que, aos poucos, ela consiga aprender os nomes das posturas e as respirações, do seu jeitinho.
Quais são os benefícios do Yoga para crianças?
Agora que você já sabe que os pequenos podem fazer Yoga, separei os principais benefícios do Yoga para crianças. Vamos saber como o método contribui para o equilíbrio e a harmonia no universo infantil?
Melhora da saúde física e mental
Conforme um estudo de Harvard, o Yoga apresentou efeitos positivos para crianças em idade escolar (dos 6 aos 12 anos). Por exemplo, houve melhora do equilíbrio, da força muscular e do comportamento em sala de aula.
Favorece o vínculo com o presente
Além disso, você sabia que o Yoga na infância ajuda a acalmar os pensamentos da criançada? Isto é, estimula a concentração, o foco e a atenção no agora, por meio de técnicas respiratórias e meditativas.
Estimula a criatividade e a convivência
Com a saúde física e mental em dia, fica mais fácil soltar a imaginação! No decorrer das aulas, as abordagens exclusivas para crianças despertam o lado criativo e a gentileza de cada um.
Diminui o estresse e a ansiedade
O público infantil também recebe uma quantidade enorme de estímulos, sejam presenciais ou virtuais. Por isso, as técnicas de Yoga para crianças ajudam a reduzir as tensões, a dormir bem e a construir inteligência emocional.
Como o Yoga deve ser ensinado para as crianças?
No início desse texto, comentei que o segredo era não forçar a criança a praticar. Você sabe o motivo? As crianças, naturalmente, são mais intensas e inquietas. Então, o ensino do Yoga na infância requer algum jogo de cintura e muita flexibilidade.
Diferentemente dos adultos, as crianças precisam ser envolvidas na aula. Isso significa contar histórias, ouvir músicas e utilizar brincadeiras, por exemplo. O intuito é oferecer os princípios dessa filosofia milenar por meio das atividades lúdicas e estimulantes.
Portanto, um bom modo de começar a ensinar Yoga para crianças é planejando-se. Mesmo que a aula não aconteça exatamente como foi preparada. Ou seja, conhecer as diversas formas de trabalhar as posições confere segurança, ritmo e liberdade à prática.
De maneira similar, outra sugestão é acolher e incentivar novas ideias. Sim, as crianças possuem um vasto imaginário que pode tornar a aula uma experiência incrível e motivadora!
Por outro lado, o que fazer se a criança não quiser participar? Sabemos que cansaço, fome ou mesmo alguma questão emocional podem atrapalhar o empenho durante a aula. Assim, perceber o mundo interior da criança é necessário para ressignificar o momento e ajudá-la a superar seus desafios.
- Confira também: Yoga para iniciantes: tudo que você precisa saber para começar!
5 posições divertidas de Yoga para crianças
Para colocar tudo isso em prática e despertar o interesse, que tal conhecer algumas posições de Yoga para crianças? Em poucos minutos, você pode explorar essas cinco asanas e incluí-los tanto na sua rotina, como na dos seus filhos!
1. Postura do gato (Marjaryasana)
Primeiramente, comece pela postura do gato (Marjaryasana), em quatro apoios, com os pés e as mãos no chão. A cada inspiração, curve as costas para cima, como se fosse um gatinho se alongando. Na hora de soltar o ar, arqueie as costas na direção contrária e olhe para frente.
2. Postura do cachorro (Adho Mukha Svanasana)
Agora, siga para a postura do cachorro (Adho Mukha Svanasana). Mantenha as mãos no chão e estique os joelhos, olhando para baixo. Imagine que um cachorrinho acabou de acordar e está se alongando, antes de sair para passear.
3. Postura da árvore (Vrikasasana)
Outra postura do Yoga para crianças é a postura da árvore (Vrikasasana). Já de pé, apoie um pé no joelho oposto esticado e una as mãos na frente do corpo. Como resultado, mantenha o equilíbrio ― e quem cair primeiro, tem que começar tudo outra vez!
4. Postura da cobra (Bhujangasana)
Já na postura da cobra (Bhujangasana), deite de barriga para baixo e estique os seus braços, com as mãos no chão. Levante o tronco do chão e realize algumas respirações, enchendo as costelas de ar.
5. Postura da criança (Balasana)
Por fim, uma posição em homenagem aos pequenos: a postura da criança (Balasana). Neste exercício, sente-se sobre os calcanhares e mantenha a testa no chão. Estimule a criança a fechar os olhos e a relaxar o corpo, fingindo ser a hora de dormir.
Como você vê, o Yoga para crianças não apenas trabalha a consciência corporal, como planta sementes para uma vida saudável e equilibrada, de forma lúdica, suave e duradoura.
Quer conhecer outras vantagens do Yoga para o corpo e para a mente? Convido você a ler os 8 principais benefícios do Yoga para saúde!
Sobre Claudia Faria
Claudia Faria é fundadora do método Yoga Adventure. Pratica Yoga desde os 14 anos, idade em que decidiu se tornar professora, e, aos 19, formou-se na primeira universidade de Yoga do país, Belas Artes e FAINC. Já ministrou cursos, palestras e workshops no Brasil, Estados Unidos, Europa e Argentina, e hoje atua como CEO do Grupo YA. É também escaladora e formada em Medicina Veterinária.