As aulas temáticas do Yoga Adventure foram pensadas para equilibrar os Doshas da Ayurveda: Vata, Pitta e Kapha, associados aos elementos naturais e que refletem diferentes humores e energias. Conectado aos conceitos da Ayurveda, o Yoga Adventure ajuda a equilibrar as emoções, promovendo bem-estar físico e mental.
Embora tenha ficado mais conhecido no ocidente como uma prática física isolada, o Yoga é, na verdade, uma filosofia prática tradicional Hindu, assim como a Ayurveda.
Tanto o Yoga como a Medicina Ayurveda têm fundamentos e resultados científicos, ainda que tenham nascido muitos séculos antes do nosso conceito atual de ciência. Quando o Yoga e a Ayurveda são testados nos moldes da ciência ocidental, as bases científicas dessas práticas físicas, psíquicas, emocionais e de cuidado ficam muito evidentes.
Um dos pilares da Ayurveda ‒ e que utilizamos nas aulas temáticas da Yoga Adventure ‒ são os Doshas, como princípios vitais que devem estar equilibrados para uma vida saudável.
Quer entender melhor o que são os Doshas e como você pode trabalhar cada qualidade primordial para equilibrar sua saúde física e mental? Então vem comigo, que vou explicar tudo o que você precisa saber neste artigo!
O que são os Doshas na Ayurveda?
Os três Doshas principais — Vata, Pitta e Kapha — são formados por combinações dos elementos que compõem a vida para a Ayurveda (fogo, ar, água, terra e éter) e estão sempre presentes em todas as pessoas, embora em quantidades e intensidades variadas de pessoa para pessoa.
Vou explicar um pouco sobre cada Dosha.
1. VATA
Vata é o Dosha associado ao ar e ao éter ‒ caracterizado pela leveza, movimento, secura e frieza. Por isso, em termos de função corporal, este Dosha controla o movimento, a circulação sanguínea, a respiração e os impulsos nervosos, além da eliminação e controle de fluidos.
No que tange o comportamento e as emoções, as expressões de criatividade, agilidade e entusiasmo são governadas por este Dosha; e os alimentos que equilibram essas energias são os mais cozidos, quentes e de fácil digestão.
Quando o Vata está em desequilíbrio, você pode apresentar sintomas como constipação, insônia, ansiedade e pele seca.
2. PITTA
O Pitta, por sua vez, é o Dosha associado ao fogo e à água e, assim, é caracterizado pelo calor, intensidade, transformação e acidez. Esse Dosha é responsável pelo metabolismo, pela digestão e pela transformação de nutrientes em energia, além de regular a temperatura corporal e as capacidades cognitivas.
Emocionalmente, a energia de Pitta costuma ser focada, ambiciosa e energética; e os alimentos associados ao equilíbrio desse Dosha são as frutas e hortaliças frescas, com pouco tempero.
Em desequilíbrio, Pitta pode causar sintomas como inflamação, erupções cutâneas, febre, problemas digestivos (como azia ou dores de estômago), além de agressividade e passionalidade.
3. KAPHA
Finalmente, Kapha é o dosha que se associa à terra e à água, que refletem suas características principais: estabilidade, resistência, suavidade e calma. Em relação às funções corporais, Kapha fornece estrutura e estabilidade ao corpo (ossos, músculos e equilíbrio), está relacionado ao sistema imunológico e governa a lubrificação das articulações e a hidratação de todos os tecidos do corpo.
O comportamento de Kapha se manifesta nas atitudes de lealdade, estabilidade e calma; e os alimentos associados ao equilíbrio desse Dosha são mais leves, secos, condimentados e pouco calóricos.
As alterações no equilíbrio de Kapha podem resultar em sintomas como ganho de peso, letargia, congestão, preguiça, apego excessivo e até mesmo depressão.
Qual a importância dos Doshas no Ayurveda?
A palavra "Ayurveda" vem da combinação de duas palavras do sânscrito: "ayus" (longevidade) e "veda" (conhecimento) ‒ ou seja, o "conhecimento da longevidade", que hoje podemos classificar como uma medicina. Assim, a Ayurveda é um sistema tradicional de medicina cujas origens remontam à Índia antiga, como o Yoga.
O sistema ayurvédico aborda a saúde e a doença como resultado do equilíbrio ou desequilíbrio de alguns princípios vitais, chamados Doshas. Essa abordagem não separa os aspectos físicos, mentais e emocionais, como a medicina ocidental, o que significa que cada Dosha se manifesta de formas únicas em cada uma dessas esferas da vida.
Aulas de Yoga para cada objetivo e necessidade
Pensando nessa conexão entre o Yoga e o equilíbrio dos Doshas na Ayurveda, criei uma série de aulas temáticas, dentro do conceito Yoga Adventure, especialmente estruturadas para ativar as características centrais desses princípios vitais. Confira!
YA Flex e YA Prana: desenvolvendo o estado de VATA
Como comentei, o Dosha Vata é associado ao ar e ao éter, representando leveza, movimento e expansão ‒ aspectos bastante trabalhados nas aulas temáticas YA Flex e YA Prana, do Yoga Adventure.
No YA Flex, a proposta é expandir e alongar, promovendo flexibilidade e mobilidade por meio de práticas que soltam o corpo e liberam tensões. Já no YA Prana, o foco está na respiração, destacando a importância dos pranayamas para revitalizar e energizar.
Assim, ambas as aulas contribuem para manter o equilíbrio do Vata, prevenindo sintomas como ansiedade e insônia, e promovendo a sensação de liberdade e movimento.
YA Cross e YA Flow: ativando o estado PITTA
Segundo a mesma lógica, as aulas temáticas YA Cross e YA Flow são ideais para ativar o estado de Pitta, o Dosha associado ao fogo e à água.
Isso porque o YA Cross é uma aula voltada para quem deseja fortalecer e superar desafios, envolvendo exercícios energéticos e de resistência, que convidam à ação e promovem o calor e a transpiração. O YA Flow, por sua vez, é uma aula aeróbica, onde os movimentos contínuos permitem que a energia flua, trazendo intensidade e um toque de rubor ‒ todas características do Pitta.
Essas práticas, especialmente combinadas, trazem foco e energia, além de ajudarem a manter o metabolismo ativo e a chama interior acesa.
YA Relax (Chill): despertando o estado KAPHA
Para quem está tenso, estressado, ansioso e agitado demais, o YA Relax (Chill) é uma aula temática projetada para despertar o estado de Kapha, Dosha associado à terra e à água, que promove estabilidade, resistência e aterramento.
Ao contrário de aulas mais dinâmicas, o YA Relax foca em descontrair, restaurar e meditar, ajudando a aliviar o estresse e as tensões acumuladas, restaurando o equilíbrio e a concentração interior.
Todas essas aulas ‒ e muito mais ‒ são parte desse método amplo que é o Yoga Adventure. Aproveite que chegou até aqui e aproveite para conhecer melhor o nosso método e as nossas aulas!
Sobre Claudia Faria
Claudia Faria é fundadora do método Yoga Adventure. Pratica Yoga desde os 14 anos, idade em que decidiu se tornar professora, e, aos 19, formou-se na primeira universidade de Yoga do país, Belas Artes e FAINC. Já ministrou cursos, palestras e workshops no Brasil, Estados Unidos, Europa e Argentina, e hoje atua como CEO do Grupo YA. É também escaladora e formada em Medicina Veterinária.