Hoje o termo detox que é a abreviação de desintoxicação faz o maior sucesso na incansável busca pela qualidade de vida, saúde e emagrecimento.
Todos os alimentos que ingerimos são metabolizados por enzimas produzidas pelo nosso fígado. Algumas substâncias dão mais trabalho outras menos.
O que acontece é que todo alimento digerido pelo organismo gera como substrato os Radicais Livres. Pensando em um organismo saudável, é possível controlar os níveis desses radicais produzidos através de nosso metabolismo.
Mas quando isso não acontece, os radicais livres começam a impregnar no intestino, depois cai na corrente sanguínea e começam a danificar as células saudáveis do nosso corpo.
Existem também fatores externos que contribuem na formação dessas moléculas, como: poluição, radiação, cigarro, álcool, resíduos de pesticidas, estresse, entre outros.
A fim de diminuir essas moléculas em nosso organismo, cada dia que passa surge uma receita nova para o DETOX, todas essas receitas são baseadas no consumo de antioxidantes e alguns tipos de ácidos orgânicos justamente para combater os radicais livres.
No Yôga existe uma técnica chamada Nauli Kriya que promove a desintoxicação do organismo através do massageamento dos órgãos digestivos proporcionados pelo movimento da musculatura do abdômen durante essa técnica. O Nauli Kriya ativa os órgãos excretores e os ajuda a eliminar todo resíduo tóxico que fica impregnado nas mucosas dos órgãos digestivos, o Nauli Kriya aumenta a bioenergia circulante, fortalece a musculatura do abdômen e ajuda a eliminar a gordura dessa região.
Além de “eliminar a barriguinha” o Nauli Kriya te deixa mais feliz, leve e dinâmico.
Quer experimentar essa sensação?
Coloque-se em pé, joelhos semi-flexionados , pés levemente afastados e as mãos sobre as coxas com os dedos voltados para dentro. Deixe os cotovelos levemente estendidos e a cabeça solta à frente.
Faça uma inspiração profunda, expire todo o ar dos seus pulmões e retenha sem ar. Enquanto retém os pulmões vazios, puxe seu abdômen com bastante força para dentro e para cima sustentando essa sucção enquanto puder ficar sem ar. Precisando respirar solte o abdômen.
Repita essa contração após soltar o ar novamente.
Depois de treinar a sucção estática do abdômen faça uma vez criando movimentação. Quando estiver sem ar nos pulmões puxe o abdômen para dentro e solte varias vezes mantendo a retenção sem ar.