Antes de começar a ler este texto, peço para que feche os olhos e execute uma profunda respiração!
Muito bem, o que sentiu?
É muito provável ter feito uma respiração a qual a única parte do seu corpo que se movimentou foi à torácica. Isso significa que você usou apenas 10% de sua capacidade pulmonar.
A respiração é um ato vital que muitas vezes não é feito com consciência, afinal, mesmo sem atenção, qualquer ser vivo precisa respirar para sobreviver!
Agora se é tão importante respirar, porque não se preocupar em melhorar a sua capacidade pulmonar?
Existem vários tipos de Yoga, mas em todos os métodos chamamos a respiração de Pránáyáma. Essa técnica não só nos ensina como respirar corretamente, como também nos fornece uma cota extra de energia vital, aumenta a nossa capacidade pulmonar, controla as emoções e permite o contato do consciente com o inconsciente.
A três partes da respiração
A respiração se divide em três partes: baixa, média e alta.
Para fazer uma respiração completa, inspire e projete o abdômen para fora, expandindo, em seguida, as costelas e o tórax. Para expirar, faça a mesma seqüência de forma oposta.
Após algum tempo de treino e correção, seu corpo se acostumará com a respiração completa, diminuindo sua preocupação em fazê-la de forma correta e permitindo aprofundar-se em algo ainda mais vital, como o pránáyáma, que o fará absorver muito mais energia do que esperava.
Pránáyáma
Prána significa bio-energia, energia de manifestação biológica (a maior fonte de prána no nosso planeta é o sol). Seu corpo está repleto de prána e o troca com a atmosfera o tempo todo, assim como o oxigênio e o gás carbono.
Essa bio-energia percorre o seu corpo através da nadís (meridianos, torrentes, correntes), canais, como as veias, por onde percorre a energia.
O prána aumenta a energia vital e alimenta suas células que, por sua vez, alimentarão seus órgãos e proporcionarão um ganho extra de saúde, bem estar, satisfação e vitalidade.
Existem muitos tipos de pránáyámas com resultados e benefícios diferentes. Há aqueles que estimulam os músculos, outros que estimulam a mente. Há também técnicas sedativas, ótimas para realizar depois do treino, na hora de dormir, proporcionando um maior descanso e recuperação de corpo. Há pránáyámas para aquietar a mente, as emoções, e que auxiliam o raciocínio rápido. E por ai vai.
Uma ótima técnica para se fazer antes do esporte é o Bhastrika, uma técnica dinamizadora. Procure uma posição sentada na qual se sinta confortável, mantendo as costas eretas e os olhos fechados. Uma dica de Yoga para iniciantes é sentar sobre uma almofada ou com as costas apoiadas na parede.
Ganhe consciência da sua respiração. Respire apenas pelas narinas e, aos poucos, vá aumentando a velocidade, até que sua respiração produza um ruído semelhante a um fole. Mantenha por alguns instantes e volte à respiração lenta. Atenção: essa técnica deve ser feita sempre sentada. pois pode causar vertigem!
Respeite seu corpo e ele será sempre seu amigo!
Sobre Claudia Faria
Claudia Faria é fundadora do método Yoga Adventure. Pratica Yoga desde os 14 anos, idade em que decidiu se tornar professora, e, aos 19, formou-se na primeira universidade de Yoga do país, Belas Artes e FAINC. Já ministrou cursos, palestras e workshops no Brasil, Estados Unidos, Europa e Argentina, e hoje atua como CEO do Grupo YA. É também escaladora e formada em Medicina Veterinária.